Curso de Corte e Costura

Além de proporcionar uma nova profissão, um curso de corte e costura é também um excelente hobby.

A costura é uma atividade ancestral. Ainda antes do surgimento da nossa espécie, nosso primo distante Homo habilis (que viveu entre 2,3 e 1,4 milhões de anos atrás) já unia peles de animais com agulhas e fechava a vestimenta com botões. O material era sílex e ossos. De lá para cá, muita coisa mudou, mas muitas pessoas nascem com esta vocação: para elas, um curso de corte e costura é a atividade ideal. As técnicas podem ser tornar cada vez mais sofisticadas com novos cursos, mas é preciso começar pelo básico.

Curso de Corte e Costura Grátis

Em primeiro lugar, é preciso ter vocação; ninguém se dá bem profissionalmente se não conhecer seu trabalho e, principalmente, não gostar do que faz. O segundo ponto é que pais e professores devem evitar o preconceito: meninos e meninas que apresentem vontade de conhecer o corte e costura devem ser convidados a experimentar. Alguns alfaiates e costureiras se tornam mundialmente famosos por suas obras, especialmente os que se tornam estilistas (os artistas que desenham coleções que serão moda na estação seguinte).

Cursos de Corte e Costura Presenciais

O objetivo do curso de corte e costura básico é capacitar pessoas para modelar e montar peças básicas do vestuário, utilizando técnicas de modelagem (com ampliação e redução de moldes), corte, costura e finalização, para que as roupas apresentem um acabamento de qualidade.

Corte e Costura

Este curso de corte e costura é indicado para profissionais da área de confecções que queiram aprender novas técnicas. Muitas pessoas que gostam de desenvolver e montar suas próprias roupas, além de estudantes de Moda, também procuram estas aulas.

Os cursos também visam formar profissionais para a indústria, com aulas sobre o manuseio de máquinas de costura em máquina reta e overloque, as diferentes etapas da produção e, para empreendedores, que já têm ou pretendem abrir um ateliê de costura, mesmo que seja em casa, noções de formação de preço, marketing, administração das finanças e muitas outras informações.

Em geral, os cursos são destinados a profissionais que queiram se dedicar à produção de roupas masculinas, femininas ou infantis. É o caso das opções oferecidas pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e de muitas outras escolas – algumas delas desenvolveram métodos de ensino exclusivos. Nas unidades do SENAC em São Paulo, o investimento é de R$ 830; o valor pode ser parcelado no cartão de crédito. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também oferece cursos na área, inclusive ensinando regras de produção, normas ambientais, qualidade e produtividade, etc.

Para encontrar os cursos de corte e costura disponíveis, é preciso estar atento ao cronograma das escolas. Os interessados devem fazer uma rápida pesquisa na internet para identificar as opções em sua região, comparar preços e tentar conversar com ex-alunos, para colher sua opinião sobre a qualidade do método e dos professores.

Curso de Corte e Costura

Cursos Online de Corte e Costura

No Youtube, estão postados muitos vídeos que apresentam gratuitamente o passo a passo de diversas técnicas de corte e costura. Diversas escolas virtuais oferecem videoaulas, com apoio de tutoria, apostilas (que podem ser impressas para aperfeiçoar o estudo nas horas vagas longe do computador), avaliações e certificados de conclusão.

Em alguns casos, o início é imediato, já que as aulas são pré-gravadas e os tutores atendem a alunos em diversos níveis. Assim, não é necessário esperar a formação de novas turmas.

Em qualquer caso, o importante é continuar sempre se aprimorando. No Brasil, já existem inclusive faculdades de Moda reconhecidas pelo MEC.