Curso de Corte e Costura RJ – Onde Fazer?

É uma profissão rentável e prazerosa. Descubra o que são e onde encontrar cursos de corte e costura no Rio de Janeiro.

Corte e costura é a arte de aplicar moldes, recortá-los e costurá-los, para produzir roupas e acessórios de tecido. Nas grandes cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, é possível encontrar diversos cursos em diversos níveis.

Corte e costura pode ser um hobby, algo para dividir com os amigos. Também é uma arte útil para confeccionar roupas para a família. Sua principal função, porém, é profissionalizar costureiros e alfaiates, para permitir a confecção de roupas up-to-date, já que os estilistas, a cada nova estação, reconstroem a moda, aproveitam tendências, apresentam grandes coleções (temáticas e comerciais) e, com isto, deixam o guarda-roupa totalmente desatualizado.

curso de corte e costura

Curso de Corte e Costura no Rio de Janeiro

Para iniciantes, existem cursos de corte e costura que ensinam desde o básico até a modelagem: equipamentos, utilização de tesouras, linhas, agulhas. Os alunos aprendem a procurar tecidos e acessórios, como zíperes, botões e colchões.

Para quem já domina o básico da arte – e muitas pessoas entram em contato com o corte e costura ainda pequenas, em casa, com os pais e avós – é possível aprender bastante sobre o desenho de moldes, o emprego das diversas máquinas (mesmo domésticas, elas permitem costura, overloque, pespontos, bordados, etc.) e também como trabalhar com tecidos delicados (como seda e lycra), além de oferecer algumas dicas de conservação e manutenção básica.

É muito provável que, a menos que estejam com viagem marcada para o norte europeu ou americano, a população do Rio de Janeiro não se interesse muito por moda inverno. Com esta (provável) exceção, moda praia, moda verão, moda de meia estação, para manequins plus size, para crianças e para a terceira idade, todos os cariocas se interessam por moda – e por corte e costura, desde que o investimento para ficar bonito não fique exagerado.

corte e costura rj

Além dos muitos sites que apresentam o passo a passo de diversas técnicas de corte e costura, é possível encontrar escolas a ateliês de modelistas para aprender o básico e muitas técnicas intermediárias. Para escolher o curso certo, é preciso identificar a necessidade: personalizar modelitos para ter uma identidade visual exclusiva, fazer as roupas para os filhos, garantir uma fonte de renda extra para “turbinar” o orçamento doméstico.

Quem pretende transformar a arte de corte e costura em uma profissão precisa procurar um curso que ensine também técnicas de empreendedorismo: como vender, como conquistar novos clientes, como organizar o fluxo de caixa, como captar recursos para ampliar o negócio, entre outros.

Tanto o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – www.firjan.org.br) como o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – www.rj.senac.br) oferecem cursos de corte e costura em diversas cidades do Rio de Janeiro. Alguns deles são gratuitos, mas sempre é possível concorrer a bolsas de estudos, dedicadas a estudantes carentes.